quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A ORIGEM DO PLANETA TERRA

TEXTO ESCOLAR
(com vídeos abaixo)

O BIG BAND

A origem do Universo foi a da Grande Explosão chamada BIG BANG. Ela, até então é a teoria mais aceita para explicar como se deu a origem do Planta Terra. BIG BANG afirma que tudo iniciou-se a partir de uma gigantesca explosão que ocorreu em um determinado ponto do espaço e deu a origem a uma grande nuvem de materiais diversos. Também explica esta teoria que o Universo está em constante expansão.

COMO INICIOU O SISTEMA SOLAR

Logo em seguida da grande explosão do Big Band, uma parte de todo material da nuvem de gás e poeira foi sendo atraída para o centro , isso devido a força da gravidade, assim como os gases que nela penetravam, formando um grande redemoinho. A nuvem se achatou devido a força desse turbilhão e formou-se um grande disco. No seu interior apareceu uma esfera bem quente, dai apareceu o nosso SOL. Mais gases e poeira foram formando novos redemoinhos que deu origem aos PLANETAS. Um desses planetas foi a TERRA em que habitamos. Tudo isso em vários lugares do todo Universo, com a mesma vastidão da nuvem original.

Há outras teorias que explicam como nasceu o UNIVERSO.  Outras pessoas anunciam tantas outras explicações ou teorias quanto essa origem. Cada povo do mundo, visando que toda humanidade sempre procurou entender como O UNIVERSO e a TERRA surgiram. 

A VIDA E A SUA ORIGEM

As primeiras formas de vida surgiram na água? Será que os primeiros seres vivos sempre foram como nos dias atuais? De onde será que surgiram os primeiros seres vivos?  A Terra era uma esfera incandescente, foi passando o tempo e a sua parte externa foi esfriando e se transformou numa rocha dura, ainda hoje é assim... As rochas eram por demais quentes e a água devido ao imenso calor ficava apenas na atmosfera, ela sob forma de vapor. Outros gases como o metano, a amônia e o hidrogênio, além do vapor d'água faziam parte da atmosfera da Terra. Há mais de três bilhões de anos, descargas de eletricidade (relâmpagos) e radiações ultravioleta eram constantes. Esse fenômeno fez com que os componentes da atmosfera fossem reagindo, se combinaram dando formação de novas substâncias. Muito mais tarde todo esse material caiu na superfície da Terra, por meio de grandes tempestades e a água foi se acumulando nos oceanos. Surgiu um grande oceano de água quente devido aos muitos e contínuos resfriamentos da superfície terrestre, também devido as chuvas. Ele foi chamado de CALDO NUTRITIVO e nele outras substâncias novas se formaram. Nesse caldo apareceram os primeiros organismos vivos. A combinação de substâncias presentes neste oceano primitivo é um dos possíveis caminhos em que surgiu a vida no planeta Terra. Estudiosos baseados nessa teoria, onde houve o surgimento de vida no oceano foi logo desaparecendo. Isso aconteceu devido às mutações ambientais: temperaturas mais baixas, acúmulo de de água em estado líquido, mas, também porque pequenos organismos vivos foram sendo formados a partir daquele caldo nutritivo.

As vidas que se adaptaram às novas condições do ambiente sobreviveram enquanto as que não se submeteram foram desaparecendo. As que permaneceram, as formas de vida se modificaram dando origem  a uma grande variedade de espécies vivas. Eles obtinham sua energia do nitrogênio, outras da amônia e ainda outras do enxofre. O Planeta Terra continuou se modificando, resfriando-se.Os vulcões foram se acalmando, as tempestades diminuíram. Com tudo isso a luz solar conseguiu chegar até à superfície da Terra. Ela naquela época era quase toda coberta por um oceano. O gás carbônico surgiu exatamente nessa fase. A clorofila (que dá a cor verde às plantas) passou a receber a energia solar, para a partir da água e do gás carbônico produzir o seu próprio alimento, que mais tarde por toda essa adaptação fundamental surgiram todas as plantas da Terra.

Mais importante saber que os organismos somente sobreviviam quando se adaptavam às grandes modificações de cada ambiente. E, aos poucos cada organismo passou a compartilhar o seu ambiente se interagindo com as outras formas de vida. A sobrevivência de cada organismo aconteceu desde o início da vida no Planeta. Nós os humanos dependemos do ambiente em que vivemos, inclusive os demais seres vivos ao nosso redor. Não é verdadeiro que os seres vivos sejam muito independentes.


INTERPRETANDO O TEXTO

01. Como se deu a formação do Sol?
02. Quantos anos , aproximadamente tem o nosso planeta?
03. Quando surgiram as primeiras formas de vida na Terra?
04. O que impediu que essas formas de vida surgissem?
05. Por que alguns seres vivos se extinguiram ao longo do tempo?



Pesquisa Roangas
Fonte: Ciências Naturais no Dia-a-dia - 


ASSISTA ABAIXO OS VÍDEOS  COMO COMPLEMENTO DO ASSUNTO EM PAUTA


                                              A ORIGEM DO PLANETA TERRA-01-
                          NoTa: Se o vídeo não for visualizado Clique no link abaixo:
                           https://www.youtube.com/watch?v=6eKH3btIUlo



A ORIGEM DO PLANETA TERRA-02-
Nota: Se o vídeo não for visualizado clique no lin
https://www.youtube.com/watch?v=6ky6vC7IgjI


              TEORIA SOBRE A ORIGEM DO PLANETA TERRA
                  Nota: Se o vídeo não for visualizado clique no link abaixo:




                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário